segunda-feira, 13 de junho de 2011

Materiais básicos

A nossa construção, já vem sendo planejada desde o ano passado (2010) e nos já estamos em junho de 2011, e a obra apenas iniciará em setembro! afff
Então já tivemos bastante tempo para pesquisar e já compramos alguns materiais básicos. Claro, só compramos coisas que não tem problema de estragar se ficar algum tempo parado!

TIJOLOS 

A primeira coisa que compramos foram os tijolos! Optamos pelo tijolo gaúcho de 6 furos. As medidas dele são 9x14x19. É um tijolo pequeno comparado com os de concreto ou com aqueles de 8 furos. Mas é o mais usado aqui na nossa região, e tem um bom preço, então optamos por esse mesmo!




Pode até não parecer, mas compramos 10 mil tijolos! A um preço muito bom!! Essa quantidade é para dar para toda casa, se faltar vai ser pouco. 
Para quem não sabia como nós, a cada 1000 tijolos, 100 são meio, para fazer os cantos da casa. Abaixo estão nossos 1000 meio tijolos!
Dica: para quem comprar tijolos de barro é bom procurar se tem olarias perto da obra. Caso tenha, o valor é muito mais em conta do que se for comprar em madereiras ou lojas de material de construção. Agora se encontrar olarias mais longe, tome cuidado com o frete. As vezes dependendo do valor do frete vale a pena pagar o preço mais caro, mas economizar no frete!


PEDRAS DE ALICERCE OU PEDRA GRÉS



Na mesma semana já compramos também as pedras de alicerce, que fazem parte da fundação da casa. Foram 1000 pedras. Como o nosso terreno é baixo em comparação com a rua, teremos que levantar bastante a casa. E isso será feito com as pedras de alicerce, o pedreiro quer fazer umas 6 carreiras mais a viga, vai ficar bem alto e depois aterramos dentro. Ele achou melhor fazer assim do que aterrar o terreno primeiro. 
Se forem mesmo as 6 carreiras, ainda faltarão 500 pedras, mas vamos esperar para comprar, talvez não precise de tantas carreiras!

 


Dica: Assim como aconselhamos comprar os tijolos direto das olarias, as pedras de alicerce podem ser compradas direto da pedreira! Nós compramos numa madereira mesmo, por que estava com o preço muito bom, mas nem sempre é o que acontece.


FERROS



Para comprar os ferros, tivemos que fazer muitos cálculos, hehehehe
O projeto não vem com os materiais que precisamos, muito menos o cálculo deles! Nós achávamos que teríamos essas informações, mas não!
Então o engenheiro só nos explicou onde que seriam usados os ferros e o tipo. Depois calculei tudo, mostrei para o pedreiro e ele me ajudou em algumas coisas que ainda faltavam. Para comprar o material e calcular, o pedreiro está nos ajudando muito mais que a arquiteta e o engenheiro!!!!!

Então compramos a seguinte quantidade de ferros:
280 verg. gerdau CA-60 5.0 mm
57 barras para conc. GG-50 8.0 mm (5/16) reto
59 barras para conc. GG-50 10.0 mm (3/8) reto
30 barras para conc. GG-50 12.5 mm (1/2) reto

OBS.: todas as barras de ferro tem 12 metros e vieram retos e são todas da marca gerdau.




Tivemos que colocar os ferros uns por cima dos outros, mas estão mais ou menos separados, para quando os pedreiros usarem não precisarem ficar procurando!
Os ferros de 5.0 mm serão usados para fazer os estribos e a malha para a prontolage. Tanto os estribos como a malha tem pronto para comprar, mas os pedreiros preferem comprar o ferro e fazer mesmo, dizem eles que fica melhor.
Os ferros de 8.0 mm serão usados nas micro estacas e na viga de cima. Serão 35 micro estacas, a princípio, se tudo der certo, a profundidade será de 3 metros. A profundidade depende muito do solo, e o tipo de solo, a gente só terá certeza mesmo só na hora de perfurá-lo.
Os ferros de 10.0 mm serão usados na viga que fica em cima da fundação e na de cima, da prontolage, e ainda nos pilares da casa.
Os ferros de 12.5 mm serão usados na viga da fundação e em alguns casos de outras vigas que serão invertidas.


ARAME COZIDO OU ARAME QUEIMADO


Compramos 15 kg de arame queimado tamanho 16 e 3 kg de arame quimado tamnho 18.



PREGOS


20 kg de prego 17x27
20 kg de prego 16x24
10 kg de prego 18x30 cabeça dupla









5 comentários:

  1. Olá! Vim te visitar e já estou te seguindo!
    Poxa, vcs já começaram a comprar as coisas, que legal!!
    Vamos aproveitar que estaremos quase que na mesma fase e vamos trocar experiencias!
    Qto a madeira, a pessoa que me deu essa dica é bastante experiente em construção e me falou q compensa muito contratar uma empresa especializada nisso pois assim não desperdiça esse $$ da madeira e pq o pedreiro abaixa muito o orçamento dele qdo vê que não vai precisar fazer essa parte, vamos ver... eu vou pesquisar qdo chegar a hora...
    Por eqto eu estou enrolada ainda pq o meu projeto ainda não está legal e eu pedi para o arquiteto fazer a planta de um sobrado, vamos ver como vai ficar...
    Vamos nos falando!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Essas coisas que vc está comprando podem ser parceladas?
    Acho que só a parte do acabamento que a gente consegue parcelamento não é?
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de conhecer por favor aonde voce comprou as pedras e os tijolos. Porque estou enteressado tambem.
    Meu endereço é (casagrande@live.fr).
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gostaria de saber se ao comprar 1000 tijolos ,teria direito a receber mais 10% de meios (100),ou se tem que vir entre os 1000 esses 10%? espero resposta,meu imail é ponkacao@bol.com.br.

    Atenciosamente F.Costa

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Gostaria de comprar pedras gres.Onde posso conseguir?

    ResponderExcluir